Banner

Banner

terça-feira, 15 de abril de 2014

O que é software?

Software é uma sequência de instruções para executar as ações no computador, para executar essas ações se necessita dos hardwares. São eles os: Navegadores, aplicativos, programas etc.

Alguns exemplos

Navegadores
O Google Chrome (Google), Internet Explorer (Microsft), o Firefox (Mozilla), o Opera (Opera Software), o Safari (Apple) entre outros são alguns exemplos de navegadores e os mais utilizados. Em março de 2013 o Internet Explorer tinha 29% dos usuários, o Google Chromer tinha 37% e o Mozilla Firefox 21% segundo dados da StatCounter.

Google Chrome
O Google Chrome é um navegador da Google, bastante inovador, que traz uma proposta inusitada. Mesmo sendo novo uma grande quantidade de usuários utiliza os seus recursos inovadores.


Internet Explorer
Windows Internet Explorer, também conhecido pelas abreviações IEWinIE ou Internet Explorer é um navegador de internet produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de agosto de 1995. Por conter algumas falhas na segurança caiu de utilização.
Mozilla Firefox
Mozilla Firefox é um navegador livre desenvolvido pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores. É um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível.
Opera
O Opera foi desenvolvido pela Opera Software, que permite tarefas comuns, mandar e receber e-mail, baixar arquivos, visualizar sites, etc.
Safari
Safari é um navegador desenvolvido pela Apple Inc., apresenta uma interface simples, tem funções básicascomo o Opera.
Aplicativo e Programas

Skype

O Skype é o software mais famoso para realizar chamadas telefônicas por meio da rede de internet. Ele tem ainda outros dois recursos de comunicação: um sistema de chamadas de videoconferência e de mensagens eletrônicas. A mais nova versão, o Skype 5.5 traz também ampliação da integração com a rede social Facebook.

AVG

O AVG é um dos mais populares antivírus gratuitos. Ele inclui ferramenta de proteção em tempo real durante a navegação com o LinkScanner e a melhoria em análise de comportamento de malware. Há também ferramentas contra vírus, spyware e outras ameaças online.
Apesar de o AVG ser um dos mais utilizados, existem outras boas opções de antivírus, como o Avast e o Microsoft Security Essentials.

Gimp

O Gimp é um editor de imagens construído em código aberto. Nele, o usuário encontra ferramentas para tratar, recortar e aplicar efeitos em qualquer tipo de imagem. Conta ainda com ferramentas avançadas de edição, que permitem aplicar camadas, filtros e texturas nas imagens. Ideal para quem gosta de manipular fotos.
Além do Gimp, existem outras opções gratuitas, como o Paint.Net, o PhotoScape e o IrfanView.

CCleaner

CCleaner é um programa gratuito cuja missão consiste em vasculhar cada cantinho do Windows em busca de arquivos inúteis (como temporários, cache, históricos de navegação, entre outros). Quando encontra a sujeira, ele oferece uma opção para o usuário apagar esses arquivos e, consequentemente, deixar o sistema operacional mais produtivo.

VLC Media Player

Esse player de vídeo e de áudio encara os principais formatos disponíveis na internet, como DivX, XviD, MPEG-1, MPEG-2, AVI, MOV, WMV, Real, SVCD, Matroska, 3GP, FLV, Cinepak, FLAC, Ogg e muitos outros, sem precisar da ajuda de nenhum codec adicional. Também suporta arquivos de legendas, transmissão por streaming e conversão entre formatos.
Além do VLC, também se destacam na categoria os programas BS.Player e RealPlayer.
uTorrent
O Utorrent é um aplicativo para compartilhamento de arquivos P2P. A velocidade e simplicidade o levaram a ser o mais popular cliente de torrent do mercado. Além disso, o software é equipado com uma interface organizada. Os comandos, a um clique, são intuitivos e simples de usar.

WinRAR

O WinRAR é um dos mais famosos compactadores em uso. O processo de compactação e descompactação é bem veloz. Os tipos de arquivos suportados pelo WinRAR são muitos, passando pelos famosos RAR, ZIP, TAR e até arquivos ISO.

Adobe Reader

O Adobe Reader é um programa para leitura de arquivos escritos no padrão PDF. Como trabalha tanto com textos como com imagens, ele é muito utilizado para confecção de manuais e livros, por exemplo. O Reader funciona como programa independente e como plug-in dos browsers. Também é uma boa opção para quem precisa gerar documentos e compartilhar com um monte de pessoas. Para executar essa função, o usuário precisa inscrever-se na página de serviços da Adobe, o Acrobat.com.
Há também o Foxit PDF Reader que pode ser uma boa opção para quem não gosta do Adobe Reader.

Format Factory

O Format Factory é um conversor capaz de alterar o formato de vários tipos de arquivos. De áudio são WMA, M4A, MP3, AAC, OGG, WAV. De vídeo: MP4, AVI, MPG, 3GP, FLV. Já as imagens podem ter seus formatos mudados para PNG, TGA, BMP, GIF, TIF, PCX e ICO. A interface do Format Factory é bastante simples, com botões de configuração e conversão muito bem localizados. Isso torna o processo de conversão dos arquivos muito fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário